top of page

cursos.

Teoria do Valor

Da origem do valor, passando pelo capital fictício e alcançando a equalização da mais valia em direção à propriedade privada. É percurso que percorreremos nesse curso. 

O curso será oferecido de forma totalmente on line e tanto o seu programa, quanto o seu cronograma serão publicados em breve. 

ANTIMANUAL DE ECONOMIA:

FUNDAMENTOS E CRÍTICA PARA NÃO ECONOMISTAS

A proposta do curso é apresentar o funcionamento ampliado do capitalismo a partir dele mesmo, numa linguagem acessível, na qual todos sejam capazes de compreender os fundamentos gerais de funcionamento e objetivo que orienta decisões de investimento, da política econômica à determinação dos juros.

 

Em outras palavras, é um curso de economia política voltado à formação do grande público em que poderemos abordar questões fundamentais socioeconômicas e também sobre a formação econômica do Brasil.

Serão ao todo 15 aulas, distribuídas entre os dias 14 de MAIO e 20 de AGOSTO, sempre às terças-feiras, no CPF SESC - São Paulo, das 19h às 21:30h. 

As aulas e os debates realizados com os alunos servirão de base para a elaboração e publicação de livro que levará o mesmo título do curso.

As inscrições serão feitas exclusivamente no site do CPF Sesc. 

em breve 

Entendendo o Contemporâneo através da Economia: Economia para
não-economistas.

Discutir temas concretos da economia para não-economistas. Percorreremos
os diferentes casos de desenvolvimento econômico, buscaremos as diferenças
e rupturas.

a Economia na linguagem de Marx.

Compreender a obra de Marx seguindo
a proposta de exposição escolhida pelo autor, apreender sua rica capacidade de análise da sociedade capitalista, seus limites e transbordamentos e refletir
sobre a atualidade das ferramentas teóricas e categorias oferecidas.

Economia

para não-

economistas.

Trazer ao público não especializado
o conhecimento econômico que orienta a sociedade contemporânea, sua linguagem, perspectivas e limites; ajudando a desmitificar a economia
e aproximar as pessoas do assunto.

GRUPO DE LEITURA

O CAPITAL.

Crítica da economia política:

O processo de produção de Capital.

O Capital • Karl Marx

Grupo de leitura aberto a todos.

em pausa

negacionismo ambiental.

Por quê a emergência

climática é um tabu?

 

Trazer ao público nao especializado o debate em torno das mudanças climáticas e da ação humana na natureza; seus limites e perspectivas perante os desafios do século XXI. 

bottom of page