top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Salviatti

Kanal Marx, Episódio 13


Kanal Marx, podcast voltado para a Leitura e compreensão da obra O Capital.


Livro I

CAPÍTULO V

PROCESSO DE TRABALHO E PROCESSO DE VALORIZAÇÃO.


Depois de muito tempo voltamos ao podcast seguindo a leitura do Capítulo V.


Ao longo do quinto capítulo, Marx apresenta cuidadosamente em dois passos a formulação do que ele compreende por trabalho,- importante conceituação dentro do universo marxiano, posto que o autor parte da capacidade de modificação a natureza em benefício próprio, ou seja, trabalho, como esteio da compreensão do Homem. Como observado ao longo da gravação do podcast, esse é o tema recorrentemente observado na obra de István Mészáros, particularmente em seu livro: A Teoria da Alienação em Marx, publicado no Brasil pela Boitempo editorial.


Isso posto, Marx parte em seguida para a elaboração do que seria o trabalho historicamente localizado, assim, ele expõe como o Trabalho adentra ao processo produtivo no modo de produção capitalista.


Utilizando os recursos conceituais já apresentados anteriormente, Marx expõe como a forma social capital concretiza na dinâmica de trabalho a alienação dos seus produtores. Ainda nesse capítulo, Marx apresenta de forma direta como os trabalhadores são administrados dentro do processo de produção capitalista como mercadorias a serem consumidas como as demais. O trabalhador, reduzido a sua capacidade de Força de Trabalho, é apresentado como propriedade de quem a possui, tanto quando outros insumos produtivos.


Sobre a diferenciação entre os demais custos de produção e o custo com pessoal, como atualmente é descrito nas empresas, Marx apresentará o capítulo seguinte as diferenças fundamentais por meio dos conceitos de Capital Variável e Capital Constante.


Você pode encontrar o Kanal Marx, podcast voltado para a Leitura e compreensão da obra O Capital, no youtube, no soudcloud, no spotfy e nos demais agregadores de podcast em geral.


122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page