top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Salviatti

Fundamentos de Economia Geral e do Brasil Para Não Economistas


Queridos,


Já tem algum tempo que venho elaborando uma proposta expandida do curso de Fundamentos e cá está ela. Agora em Março, totalmente online, será oferecido pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC o curso Fundamentos da Economia Geral e do Brasil para não Economistas, serão OITO encontros estruturados em dois eixos: o epistemológico e o histórico.


Através do epistemológico, abordaremos o que é a economia, a correlação existente entre Estado e economia, entre

Estado, moeda e bancos e de inflação e política monetária.


A partir do eixo histórico, buscaremos interpretar a economia política brasileira conforme os eventos nacionais recentes, desde a Ditadura Militar, passando pela Redemocratização até alcançarmos o Plano Real.


Assim como na versão original, nos baseamos na publicação: "Curso de introdução à economia política", curso oferecido por Paul Singer, em 1968, aos alunos de ciências sociais.



Ementa Curso: fundamentos de economia geral e do brasil para não economistas

Ana Paula Salviatti


I. aula. O que é economia e quais são as vertentes econômicas: Contextualização e apresentação geral da economia tal como ciência social aplicada e a exposição das diferentes perspectivas econômicas de interpretação. Ainda nesta aula desenvolve-se a ideia de mercado e de propriedade privada, assim como o estabelecimento da sociabilidade capitalista.


II. aula Apresentação da função do Estado Moderno para a reprodução da economia capitalista. O objetivo desta aula é compreender o tríplice movimento entre emissão da dívida pública, títulos públicos e moeda.


III. aula Como desdobramento das aulas anteriores será trabalhada a função do crédito e a circulação da moeda. Desta forma, poderemos abordar tanto o mercado de moeda e Bancos, como o mercado financeiro.


IV. aula Com os fundamentos apresentados nas aulas anteriores, podemos seguir em direção à economia brasileira. Nosso primeiro passo é compreender como a condução do nacional desenvolvimentismo planejado pela ditatura civil militar e seu processo inflacionário são elementos constituintes do cenário brasileiro atual.


V. aula Seguiremos o percurso da inflação na história econômica do país e buscaremos compreender como a repactuação democrática e o início da Nova República impactaram na condução econômica do Brasil. Apresentaremos a estrutura do orçamento púbico federal brasileiro, suas fontes e destinações, assim como a construção do atual consenso político e econômico.


VI. aula Seguindo em direção ao contexto atual da economia brasileira, nesta aula será apresentado o modelo de desenvolvimento econômico implementado com o Plano Real e o período da âncora cambial.


VII. aula Nesta aula apresentaremos o funcionamento atual do Plano Real, como o Regime de Metas da Inflação é organizado, ou seja, o famoso tripé macroeconômico. Assim, analisaremos o papel e as ferramentas do Banco Central para o controle inflacionário, ao mesmo tempo em que compreenderemos o peso do mercado financeiro sobre esta condução.


VIII. aula contexto - conceitual: Na aula de encerramento poderemos debater o acumulo dos nossos encontros anteriores e compreender a articulação dos setores econômicos brasileiro e internacional à condução econômica do país hoje.


Como orientação de leituras, sugerimos algumas obras:


ANDERSON, PERRY. Brasil à parte: 1964 - 2019.


BERADT, Charlotte. Sonhos no Terceiro Reich.


CAMPOS, Pedro Henrique. A Ditadura dos Empreiteiros: as empresas nacionais de construção pesada, suas formas associativas e o Estado ditatorial brasileiro, 1964-1985.


CHANG, Ha Joon. Chutando a Escada.


KOPENAWA, DAVI. ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um Xamã Yanomami.


FILGUEIRAS, Luiz Antônio. História do Plano Real. Fundamentos, Impactos e Contradições.


GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988.


HOBSBAWM. Eric. A era dos Impérios, A era do Capital.


NOBRE, Marcos. Imobilismo em movimento: da abertura democrática ao governo Dilma.

SALLUM Jr. O impeachment de Fernando Collor: sociologia de uma crise.


SAYAD, João. Dinheiro, dinheiro inflação, desemprego, crises financeiras e bancos.


Referências gerais:


EICHENGREEN, Barry. A globalização do capital: uma história do sistema monetário internacional.


LOCKE, Jonh. Segundo tratado sobre o governo.


MOSELEY, Fred. Marx’s Theory of the Distribution of Surplus-Value in Volume 3 of Capital.


______. Marx’s Theory of Money. Modern Appraisals.

OLIVEIRA, Francisco de Oliveira. Crítica à Razão Dualista: o ornitorrinco.


SALVIATTI, ANA PAULA. Vivendo sob o signo do capital: subjetivação e representações no capitalismo.


SERRANO, Franklin. JUROS, CÂMBIO E SISTEMA DE METAS NO BRASIL.


STREECK, Wolfgang. Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático.


TAVARES, Maria da Conceição. Ciclo e Crise.


WEBBER, Max. A Ética Protestante e o “Espírito” do Capitalismo.




Espero poder vê-los em breve

135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page