Queridos,
Já tem algum tempo que venho elaborando uma proposta expandida do curso de Fundamentos e cá está ela. Agora em Março, totalmente online, será oferecido pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC o curso Fundamentos da Economia Geral e do Brasil para não Economistas, serão OITO encontros estruturados em dois eixos: o epistemológico e o histórico.
Estamos abrindo 15 novas vagas para inscrições no curso: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/fundamentos-de-economia-geral-e-do-brasil-para-nao-economistas
Através do epistemológico, abordaremos o que é a economia, a correlação existente entre Estado e economia, entre
Estado, moeda e bancos e de inflação e política monetária.
A partir do eixo histórico, buscaremos interpretar a economia política brasileira conforme os eventos nacionais recentes, desde a Ditadura Militar, passando pela Redemocratização até alcançarmos o Plano Real.
Assim como na versão original, nos baseamos na publicação: "Curso de introdução à economia política", curso oferecido por Paul Singer, em 1968, aos alunos de ciências sociais.
Ementa Curso: fundamentos de economia geral e do brasil para não economistas
Ana Paula Salviatti
I. aula. O que é economia e quais são as vertentes econômicas: Contextualização e apresentação geral da economia tal como ciência social aplicada e a exposição das diferentes perspectivas econômicas de interpretação. Ainda nesta aula desenvolve-se a ideia de mercado e de propriedade privada, assim como o estabelecimento da sociabilidade capitalista.
II. aula Apresentação da função do Estado Moderno para a reprodução da economia capitalista. O objetivo desta aula é compreender o tríplice movimento entre emissão da dívida pública, títulos públicos e moeda.
III. aula Como desdobramento das aulas anteriores será trabalhada a função do crédito e a circulação da moeda. Desta forma, poderemos abordar tanto o mercado de moeda e Bancos, como o mercado financeiro.
IV. aula Com os fundamentos apresentados nas aulas anteriores, podemos seguir em direção à economia brasileira. Nosso primeiro passo é compreender como a condução do nacional desenvolvimentismo planejado pela ditatura civil militar e seu processo inflacionário são elementos constituintes do cenário brasileiro atual.
V. aula Seguiremos o percurso da inflação na história econômica do país e buscaremos compreender como a repactuação democrática e o início da Nova República impactaram na condução econômica do Brasil. Apresentaremos a estrutura do orçamento púbico federal brasileiro, suas fontes e destinações, assim como a construção do atual consenso político e econômico.
VI. aula Seguindo em direção ao contexto atual da economia brasileira, nesta aula será apresentado o modelo de desenvolvimento econômico implementado com o Plano Real e o período da âncora cambial.
VII. aula Nesta aula apresentaremos o funcionamento atual do Plano Real, como o Regime de Metas da Inflação é organizado, ou seja, o famoso tripé macroeconômico. Assim, analisaremos o papel e as ferramentas do Banco Central para o controle inflacionário, ao mesmo tempo em que compreenderemos o peso do mercado financeiro sobre esta condução.
VIII. aula contexto - conceitual: Na aula de encerramento poderemos debater o acumulo dos nossos encontros anteriores e compreender a articulação dos setores econômicos brasileiro e internacional à condução econômica do país hoje.
Como orientação de leituras, sugerimos algumas obras:
ANDERSON, PERRY. Brasil à parte: 1964 - 2019.
BERADT, Charlotte. Sonhos no Terceiro Reich.
CAMPOS, Pedro Henrique. A Ditadura dos Empreiteiros: as empresas nacionais de construção pesada, suas formas associativas e o Estado ditatorial brasileiro, 1964-1985.
CHANG, Ha Joon. Chutando a Escada.
KOPENAWA, DAVI. ALBERT, Bruce. A queda do céu: Palavras de um Xamã Yanomami.
FILGUEIRAS, Luiz Antônio. História do Plano Real. Fundamentos, Impactos e Contradições.
GRAU, Eros Roberto. A ordem econômica na Constituição de 1988.
HOBSBAWM. Eric. A era dos Impérios, A era do Capital.
NOBRE, Marcos. Imobilismo em movimento: da abertura democrática ao governo Dilma.
SALLUM Jr. O impeachment de Fernando Collor: sociologia de uma crise.
SAYAD, João. Dinheiro, dinheiro inflação, desemprego, crises financeiras e bancos.
Referências gerais:
EICHENGREEN, Barry. A globalização do capital: uma história do sistema monetário internacional.
LOCKE, Jonh. Segundo tratado sobre o governo.
MOSELEY, Fred. Marx’s Theory of the Distribution of Surplus-Value in Volume 3 of Capital.
______. Marx’s Theory of Money. Modern Appraisals.
OLIVEIRA, Francisco de Oliveira. Crítica à Razão Dualista: o ornitorrinco.
SALVIATTI, ANA PAULA. Vivendo sob o signo do capital: subjetivação e representações no capitalismo.
SERRANO, Franklin. JUROS, CÂMBIO E SISTEMA DE METAS NO BRASIL.
STREECK, Wolfgang. Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático.
TAVARES, Maria da Conceição. Ciclo e Crise.
WEBBER, Max. A Ética Protestante e o “Espírito” do Capitalismo.
Espero poder vê-los em breve
Comments