Destroços do capitalismo tardio
- Ana Salviatti
- 21 de jul.
- 1 min de leitura
12/08/2025 a 28/10/2025, terças, 19h às 21h30. Curso presencial
Local: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar, Bela Vista - São Paulo

O curso tratará de compreender o seu significado original do Capitalismo Tardio até seus desdobramentos na contemporaneidade, no Brasil e no mundo. Em doze encontros divididos em em três blocos temáticos, o curso aborda autores que tratam do tema a partir de seu texto original, O 18 de Brumário, de Marx; determina os conceitos fundamentais de massa e classe, violência de Estado, entre outros. Também, o percurso do capitalismo tardio através de seus desdobramentos, dentre eles o Imperialismo, o Racismo e o Fascismo. Além da abordagem em Psicologia das Massas e Análise do Eu, escrito por Freud em 1921, no entre guerras.
No segundo bloco, analisará a incorporação do capitalismo tardio no Brasil, através de autores canônicos como Florestan Fernandes, Celso Furtado e Chico de Oliveira até Paul Singer e Rodrigo Nunes. A ideia é compreender quais as particularidades brasileiras no seu desenvolvimento capitalista, o uso da violência estatal, os arranjos de classe e a atuação da burguesia.
No último bloco, tratará sobre o anoitecer do capitalismo tardio, propriamente dito. A partir de Deleuze e Guatarri até autores contemporâneos como Mark Fisher e Anselm Jappe, se concentrará na análise do capitalismo hoje: para alguns, uma máquina especializada em colonizar nossos desejos, para outros, talvez nem mais capitalismo.
Inscrições aqui.
Comentários