top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Salviatti

A mercadoria somos nós

Participação no podcast Outras Mamas


No final do mês de outubro de 2020 participei do Outras Mamas Podcast, com Barbara Miranda e da Thais GoldKorn.


A tônica do episódio foi articular a compreensão de que a economia de mercado é um assunto que extrapola as 4 linhas do caderno de economia do noticiário jornalístico. Para compreender essa ideia apresentei os fundamentos básicos que orientam a sociedade em que estamos inseridos.

Foi assim que o episódio permitiu que tratássemos da racionalidade comum ao capitalismo e, especialmente, sobre seus valores compartilhados. Nesse horizonte capitalista, no qual o fundamento da propriedade privada estabelece e organiza o circuito social, a forma mercadoria passa a ser o logos comum, ou melhor dizendo, o dialeto falado pela sociedade capitalista.


Para que uma sociedade possa organizar sua estrutura para e pela propriedade privada é necessário que tudo esteja disponível para ser vendido e/ou comprado. Assim, tudo que habita o universo capitalista traz a marca do artífice, a marca da mercadoria.

Afinal, apenas ao transformar ostensivamente as coisas em mercadoria é que a linguagem da propriedade privada passa a ser falada, em outras palavras, ao tornar a mercadoria em elemento comum, o exercício do direito da propriedade privada passa a ter efetividade e a ser ampliado continuamente.

Desta forma, a principal mercadoria produzida continuamente pela sociedade somos nós mesmos; e que o mercado nada mais é do que o espaço de sociabilidade, ou melhor dizendo, a forma de sociabilidade fomentada para que ocorra o relacionamento dos indivíduos livres proprietários de si mesmos.

Como disse uma ouvinte, essa apresentação nos possibilita pensar em inúmeros atravessamentos e correlações. Espero que o episódio seja uma oportunidade de ampliar algumas ideias e de instigar novos questionamentos.

Essa construção foi desenvolvida ao longo das aulas do curso sobre Negacionismo Ambiental, ao trabalharmos com essa ferramenta de análise podemos compreender os limites criados pela forma mercadoria, assim como a gramática comum das soluções de mercado para problemas de mercado.






94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page